quarta-feira, 30 de junho de 2010

Comércio eletronico

O que é Comércio Eletrônico?
Comércio eletrônico ou e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador.Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações ou entre estas e indivíduos ou entre indivíduos permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio eletrônico.Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Ele ainda envolve pesquisa,desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.Através de conexões eletrônicas com clientes, fornecedores e distribuidores, o comércio eletrônico incrementa eficientemente as comunicações de negócio, para expandir a participação no mercado, e manter a viabilidade de longo prazo no ambiente de negócio.No início, a comercialização on-line era e ainda é, realizada com produtos como CDs, livros e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizado a venda de serviços pela web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo. Muitas operadoras de turismo estão se preparando para abordar seus clientes dessa nova maneira

Exemplo:
A empresa do segmento religioso, localizada em Cachoeira Paulista, no estado de São Paulo, está presente no Comércio Eletrônico desde 2003, realizando vendas de produtos do tipo áudio, vídeo, vestuário e acessório. A prática do Comércio Eletrônico acontece através de sua loja virtual que é a infra-estrutura que se utiliza para fazer estas transações.A loja virtual é formada por dois níveis, o nível usuário e o nível administrador. O nível usuário é o site de vendas da empresa, onde os clientes acessam para realizar as compras, obtendo informações do produto, opção de busca, carrinho de compra, pagamento e atendimento. O nível administrador é a ferramenta pela qual a empresa inclui, altera ou exclui dados para exibição para o nível usuário. É importante citar que a empresa desde o início das suas atividades de Loja Virtual sofreu mudanças ocasionadas por fatores internos e externos como, por exemplo, remanejamento de funcionários, inovações tecnológicas, entre outros.A primeira versão de loja virtual que a empresa obteve foi a de estrutura própria, ou seja, o nível usuário e administrador foram desenvolvidos internamente pela equipe de Tecnologia da Informação e todos os dados de compra, menos de pagamento, ficavam retidos em um servidor na sede da empresa. Passado certo período, após sua implantação, ocorreram dois motivos que fizeram a empresa repensarem em sua estrutura de loja virtual:
1- o primeiro motivo foi à prestação de serviço pela empresa responsável pela transação de pagamentos no site. Alguns clientes reclamavam que seus respectivos boletos bancários não eram gerados e os cartões de crédito não efetivavam a compra. Este problema era devido às questões de integração do processo de pagamento do sistema em vigor na época.2- o segundo motivo foi às inovações da loja virtual. As mudanças tecnológicas ocorriam muito rápidas e a equipe de Tecnologia da Informação por estar focada em outros projetos, não conseguia acompanhar as atualizações do sistema de loja e nem aprimorar o Marketing Eletrônico, através de um melhor visual do site e de campanhas personalizadas. Dentre os motivos, a empresa fez uma análise da situação e optou pela terceirização da loja virtual. Nesta segunda versão, o sistema de loja desta parceria, oferecia todos os recursos para personalização, processamento e segurança das transações, gerenciamento do negócio e infra-estrutura de banco de dados. Com este foco de mudança, com investimentos em terceirização, equipamentos e em mão-de-obra no setor Shopping Virtual, houve um aumento no faturamento de 180% no período de 2007, comparado com o ano de 2006.No período de 2008, a empresa continuou a investir, pois a expectativa de crescimento da área para este período é de 108%. Para fortalecer o Marketing Eletrônico e incentivar as vendas, foram lançados sites de divulgação de conteúdo como blogs, redes sociais, canais de vídeo e second life. Esses ambientes virtuais são favoráveis para interagir com o público, proporcionando a inserção de conteúdos em forma de texto, áudio, vídeos, imagens e arquivos para download.A empresa estuda a ampliação deste canal de vendas. Todos os conhecimentos adquiridos nestes últimos anos irão ajudá-la a preparar uma loja virtual ainda mais eficiente, que atenda de maneira satisfatória as necessidades internas, suas metas de crescimento e principalmente fortalecer o relacionamento e a satisfação do cliente.
Fontes:
1. http://www.google.com.br/2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_eletr%C3%B4nicohttp://www.e-commerce.org.br/artigos/ecommerce_ebusiness.php3. http://www.magicwebdesign.com.br/midia/Descomplicando-o-e-Commerce.htm4. http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos12004/375.pdf

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