quinta-feira, 17 de junho de 2010

Infra-estrutura de TI: Telecomunicações

A infra-estrutura de TI corresponde às plataformas de hardware, de telecomunicações, das redes Lan e Wan, as instalações físicas e ao peopleware, as pessoas, necessários para exercerem os papéis e responsabilidades relativas a TI. Uma vez que estabelecemos a arquitetura de TI, que é o desenvolvimento do modelo de dados corporativo e ainda dos serviços necessários à atender os requisitos de negócio e o alcance dos objetivos definidos para o mesmo, podemos então agora passar a definição do hardware, dos recursos de TIC e das habilidades e capacidades que são necessárias para que a infra-estrutura possa ser operada e produza os resultados esperados.

O que é Intranet ? Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.

Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização. Uma intranet deve ser concebida de acordo com as necessidades da empresa ou da organização (ao nível dos serviços a implementar). Assim, a intranet não deve ser concebida só pelos informáticos da empresa, mas de acordo com um projecto que tem em conta as necessidades de todas as partes que constituem a empresa.

O que é Extranet ? A Extranet de uma é a porção de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação. Tomado o termo em seu sentido mais amplo, o conceito confunde-se com Intranet. Uma Extranet também pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos ("rede extra-empresa"), tais como representantes e clientes. Outro uso comum do termo Extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente de uma senha.

Exemplo: PBH- Prefeitura de Belo Horizonte

Intranet : Secretária Municipal de Saúde (Consultas, Prontuário de pacientes e etc)

Extranet : Secretária do Municipio de Fazenda (Pedido de certidões, taxas de impostos etc)

Um comentário: